Nomes que poderiam ser admitidos em Portugal


Em seguimento da publicação de ontem, venho continuar a minha abordagem sobre a lista de nomes admitidos. Mas, desta vez, quero apresentar-vos uma compilação de nomes que eu considero que têm potencial para fazer parte da lista portuguesa.
O post ficou grandito! No entanto, espero que a lista continue a crescer e que a presença de alguns nomes nesta seleção deixe de fazer sentido.


Adele: O nome que se tornou conhecido internacionalmente, graças à cantora inglesa, tem uma pronúncia tão óbvia, que se torna impossível para mim não o considerar merecedor de um lugar na nossa lista.

Adilson, Edson & Gelson: Três nomes com a mesma terminação que não nos são desconhecidos, embora não sejam admitidos. Ainda na semana passada me cruzei com um Adilson! A pronúncia e a grafia destes nomes parece-me facílima, portanto, acredito que possam vir a tornar-se membros da lista de nomes admitidos.

Alessia & Alessio: Alessia é uma versão mais romântica e suave de Aléxia. Este nome italiano encaixa-se, sem dúvida, na nossa lista. E se tivermos acesso a Alessia, também temos de conseguir a aprovação de Alessio!

Alissa/Alyssa: Desculpem, mas não consigo achar piada nenhuma à grafia Aliça! Mesmo que os responsáveis pela admissão dos nomes não queiram aceitar Alyssa, será que poderiam, pelo menos, abrir as portas a Alissa? Qualquer uma das duas grafias seria muito mais agradável que Aliça, na minha opinião.

Alvin & Calvin: Não me parece que estes nomes apresentem quaisquer problemas de pronúncia em português. Então, quais serão as razões para manterem estes nomes afastados do grupo de nomes admitidos?

Ângel/Angel (como primeiro nome): O nome Angel foi inicialmente aceite como primeiro nome feminino, mas meses depois, a sua grafia foi alterada para Ângel e o nome passou a ser permitido, única e exclusivamente, como segundo nome para ambos os sexos. Será que existe alguma hipótese de voltar a tornar Angel acessível como primeiro nome, desta vez para ambos os sexos?

Atena: Este é um nome maravilhoso para quem procura uma escolha mais exótica. Na lista de nomes admitidos consta Atenais. Assim sendo, será que poderiam vir a aceitar Atena?

Calíope: Este é o nome da musa da poesia épica, a quem Luís de Camões pediu inspiração na sua obra "Os Lusíadas". E tratando-se "Os Lusíadas" de uma das obras mais importantes da cultura portuguesa, por que motivo não temos autorização para roubar alguma inspiração a Camões?

Catrina: Uma das primeiras canções que aprendi em criança foi "As Pombinhas da Catrina". A música é portuguesa, mas o nome não tem o direito a fazer parte da lista de nomes admitidos, o que me faz alguma confusão.

Chloé: Um acento pode não fazer grande diferença, mas se podemos escolher entre Cloe e Cloé, também deveríamos poder escolher entre Chloe e Chloé.

Clarissa: A única diferença que vejo entre Clarisse e Clarissa é a última vogal, mas não consigo perceber porque é que a troca de uma vogal faz com que um nome não possa ser registado.

Daisy: Mais uma grafia que eu adoraria acrescentar à lista! Como agora o nosso alfabeto já incluí as letras K, W e Y, penso que seria uma excelente ideia aprovar a grafia original de Daisi. Era só aceitarem substituir a letra I por um Y!

Dimitri: Um toque russo para alegrar a lista! Dimitri é perfeitamente usável e duvido que existam dificuldades com a pronúncia.

Dylan: Na maior parte das vezes, os responsáveis pela admissão dos nomes substituem os Y's por I's quando aceitam nomes estrangeiros. Por enquanto, os portugueses só podem registar a grafia Dilan, mas acredito que a aprovação de Dylan possa estar para breve. Se já aprovam Brian & Bryan, também podem autorizar Dilan & Dylan, não acham?

Eliot/Eliott/Elliot: A sonoridade deste nome parece-me relativamente simples. O único problema que encontro é a sua grafia. Destas três, penso que Eliot seja a “mais aportuguesada” e, por essa razão, a que poderá ser aceite mais facilmente. Porém, Eliott e Elliot são as grafias mais habituais.

Elisângela & Rosângela: A maior parte dos nomes aparece através da junção de outros nomes ou elementos onomásticos. Elisângela e Rosângela são casos um pouco mais excêntricos de nomes "dois em um". Mas se já nos habituámos a Anamar e Marisol, por exemplo, acredito que também nos conseguimos acostumar a estes dois nomes.

Eliza, Elizabete & Elizabeth: Em algumas palavras, nós trocamos o som da letra S pelo som da letra Z. Acho que seria uma mais-valia adaptar os nomes ao som correspondente. Imagino que possa ser confuso para uma criança perceber por que razão o seu nome leva um S, quando se lê Z. Até a mim, por vezes, me faz confusão. Eu preciso de estar constantemente a lembrar-me que Baltasar se escreve com S e que a grafia Baltazar é considerada incorreta, em Portugal.

Emelina & Emeline: Como já temos Amelina, será que poderíamos apostar na versão espanhola Emelina? E se acrescentarmos Emelina à lista, será que podemos pensar na situação de Emeline?

Emma, Isabella & Stella: Ter uma letra duplicada é um inconveniente assim tão grande? A grafia mais internacional de alguns nomes, agrada a imensas pessoas. Em 2016, Emma somou 39 registos, em Portugal. Isabella ficou um pouco mais abaixo na tabela com 32 registos e Stella, por sua vez, conquistou 8 registos. Estes números são espetaculares, não concordam?

Eneida: Vejo Eneida como um nome aventureiro e divertido. Segundo os dados do SPIE, houve registos com o nome Eneida, em Portugal, até 1977 e depois o nome desapareceu. Será que o podem trazer de volta?

Felipa: Há poucos meses, foi aprovado o nome Felipe. Portanto, se aceitam Felipe, para mim faz todo o sentido que adicionem Felipa à lista também.

Georgiana: Às vezes, uma letra faz bastante diferença na sonoridade de um nome. Quando adicionamos a letra A a Georgina e passamos a ter Georgiana, ficamos com um nome que tem uma sonoridade mais leve e romântica. No entanto, esta letra a mais também torna o nome impossível de registar, o que é uma pena!

Jade (como primeiro nome): O nome Jade é um verdadeiro encanto! A ternura inigualável deste nome dificilmente deixará alguém indiferente. Jade adequa-se perfeitamente aos dias de hoje, porque tem um toque arrojado e moderno. Todavia, Jade só pode ser usado como segundo nome. Qual será o fundamento desta decisão? Eu não sei. Na minha opinião, Jade tem tudo para ser um enorme sucesso como primeiro nome.

Jane: Podem estranhar ver este nome na minha listagem e até imagino que, neste momento, estejam a contar o número de pessoas que terão dificuldade em pronunciar Jane corretamente. Mas, e se eu vos contar que conheço uma Jane que pronuncia o nome em português (Jâ-ne)? Eu prefiro a pronúncia inglesa, porém, a possibilidade de haver outra pronúncia pode ser um bom argumento para pedir a aprovação deste nome.

Jennifer: Normalmente, até tento ter uma mente aberta quando alteram as grafias para aportuguesar os nomes, mas Jénifer incomoda-me imenso. Jennifer é um milhão de vezes mais bonito que Jénifer e tenho a certeza que as pessoas estão muito mais familiarizadas com a grafia original do que com a sua versão aportuguesada.

Juno (como primeiro nome): Mais um nome que é etiquetado como masculino e que a mim me soa feminino. Enquanto não permitirem nomes unissexo como primeiro nome, não iremos conhecer nenhuma Juno que seja filha de pais portugueses. Na minha opinião, seria uma mais-valia aprovar o nome para ambos os sexos, como primeiro nome.

Kate: O nome Katie é admitido, no entanto, Kate que é muito mais vulgar, já não faz parte da lista de admitidos. Alguém me consegue explicar o porquê?

Kiara: Aqui está uma situação inversa a Dylan. Com que então, aceitam Kyara e rejeitam Kiara? Este é mais um daqueles casos que me deixa baralhada... Afinal, temos que escrever os nomes com I ou com Y? Não será mais fácil aprovar logo as duas grafias?

Lily: Este é um dos nomes mais simples e fáceis de pronunciar do mundo. Não acham que merece uma chance?

Lobo: Aqui temos um nome mais arriscado! Contudo, se temos Leão, Falcão e Castor, por que não Lobo? No verão passado, um casal espanhol conseguiu registar o filho com o nome Lobo depois de lançar uma petição na internet!

Lola: Fiquei bastante surpreendida quando vi que Lola constava na lista como não aprovado. Na minha opinião, é um nome perfeitamente usável! E vocês, o que dizem?

Luíz/Luiz & Luíza/Luiza: Ao contrário da situação de Elizabete, neste caso, prefiro as grafias tradicionais. No entanto, se pronunciamos os S's como Z's, haverá um problema muito grande se optarmos por Luíz e Luíza? Ou talvez Luiz e Luiza?

Marie: Este nome não chegará aos pés de Maria, contudo, se ele fosse aceite, poderia tornar-se uma excelente alternativa a Maria. Esta variante é usada nas línguas inglesa, francesa, alemã, checa, dinamarquesa, norueguesa e sueca.

Maya: No meio desta lista gigantesca, trago uma bela novidade! Há dois dias, no grupo Sociedade dos Nomes, fiquei a saber que uma mãe conseguiu a aprovação de Maya!! 😍 Já não era sem tempo! Embora os portugueses já andassem a registar Mayara, continuavam impedidos de registar Maya. Essa restrição acabou! Curiosamente, as grafias Maia e Maya quase empataram o número de registos, no ano passado. Maia ficou-se pelos 10 registos e Maya teve 9 registos. Chega a ser engraçado uma grafia não admitida igualar o número de registos da grafia admitida! Agora, estou ansiosa para ver o percurso de Maya, daqui para a frente!

Mel (como primeiro nome): Este nome deve estar no topo da lista dos nomes que os portugueses mais desejam ver aprovados. Há anos que os pais imploram para que Mel seja aceite para meninas e eu estou do lado deles. Em 2016, foram registadas 2 meninas com o primeiro nome Mel e apesar de o nome ser considerado masculino, ninguém o escolheu para rapaz. Tenho alguma fé que este nome venha a ser aceite para raparigas, mas infelizmente, não acredito que tal ocorra nos próximos tempos, a menos que comecem a aceitar nomes unissexo como primeiros nomes. Até lá, os pais terão de escolher outros nomes para as suas filhas ou poderão continuar a refugiar-se em Mélanie, Melânia, Melissa, Melodia e Melina.

Milana: Este nome é tão bonito! É mesmo uma pena não podermos usá-lo quando Milena e Milan se encontram à nossa disposição.

Mirabela: Existem bastantes nomes femininos acabados em -ela na lista, mas Mirabela é um dos que está em falta. Para mim, o nome está ao mesmo nível de Arabela. Mesmo assim, penso que Mirabela se conseguiria destacar mais do que Arabela, porque a sua sonoridade é mais doce.

Naomi: Acredito que esta variação de Noémi e Noémia tem potencial para ser usada em Portugal. Além disso, é um nome bíblico!

Patrick: Só no ano passado, Patrick teve 12 registos. Este número de registos é ótimo, mas com certeza, teria sido ainda melhor se o nome fosse aprovado. Patrick é um nome relativamente fácil de se pronunciar e não fica nada atrás de OliverBryan ou Joshua.

Pérola & Pétala: Honestamente, acredito que ambos os nomes têm as características necessárias para pertencerem ao conjunto de nomes literais aprovados no nosso país. Quem escolher estes nomes tem, de certeza, um gosto ousado e inovador. Mas se admitem os nomes Alma e Vida, que são literais fortíssimos, quais serão as objeções a Pérola e Pétala? Na lista até consta Pétula!

Petúnia: Não é invulgar registar as meninas com nomes de flores, mas dentro dessa categoria de nomes, Petúnia seria uma escolha inesperada. Isto caso o nome fosse aceite, é claro! Qual será a razão para este nome não ser admitido? O que o distingue assim tanto de MargaridaRosa ou Papoila?

Primavera: Quanto a vocês não sei, mas eu usaria este nome se fosse admitido! Os meus olhos até brilham quando vejo o nome Primavera! Estou acostumada com o nome desde muito pequena, porque tenho uma familiar afastada chamada Maria Primavera. Agora, imaginem qual foi o meu espanto, quando há uns dois anos atrás, descobri que o nome já não era permitido em Portugal!

Rose: Este é um dos nomes mais populares nos países anglo-saxónicos e, em Portugal, não passa despercebido porque temos a cantora Mia Rose. Considero este nome muito fácil de pronunciar. Além disso, é relativamente fácil encontrá-lo no nosso dia-a-dia. Temos imensas personagens de televisão e literatura chamadas Rose!

Rubi & Ruby (como primeiro nome): A mesma história de Juno.

Ryan: Na "abençoada lista" já consta o nome Bryan. Agora, só falta tirar o B e aceitar Ryan!

Sasha: Ora, aqui temos outro nome que devia ser aprovado para ambos os sexos. Sasha é fácil de pronunciar e se analisarmos bem, uma grande fatia dos portugueses está familiarizada com o nome, graças à filha mais nova dos Obama e ao filho da cantora Shakira e do jogador Piqué (apenas dois exemplos).

Sophia: Se esta grafia fosse aprovada, tenho a certeza que o número de registos disparava. Só no ano passado, nasceram 24 Sophias. O nome teve o mesmo número de registos de AlanaMicaela e Rosarinho. Só para terem uma noção melhor, Sophia ficou à frente de nomes como CarmoFátimaAmália e Cristina. Então, tem ou não tem capacidades para vingar em Portugal?

Stéfanie & Stéfano: Neste caso, até já estou a aportuguesar os nomes, porque pressuponho que estas sejam as grafias que mais rapidamente passarão a ser aceites, em Portugal. Quando me lembro de Stéfanie, o meu pensamento vai sempre buscar Mélanie, um nome que já está aprovado, há algum tempo. Se Stefánie (ou outra grafia do nome) chegar mesmo a ser aprovada, penso que poderiam analisar também a situação de Stéfano.

Teo Theo: Neste momento, Theo é um grande sucesso a nível internacional. Em Portugal, acredito que seja mais provável aceitarem Teo, mas tenho uma pequena esperança em relação a Theo. Uma das últimas aprovações foi Fred, um diminutivo. Essa aprovação leva-me à seguinte questão: Será que a aprovação de Teo ou Theo poderá estar para breve? Espero que sim!

Tessa: Este nome surgiu como diminutivo de Theresa (Teresa em inglês) e até há umas três décadas atrás não era comum como primeiro nome, o que o torna uma escolha moderna para uma menina. Tessa poderia vir juntar-se a Tiana, outro nome bastante contemporâneo que se encontra na lista de nomes admitidos.

Vivian: Acredito que apesar de os portugueses raramente ouvirem este nome, ele têm todas as qualidades necessárias para se conseguir integrar na lista de nomes admitidos.

William: O nome William está no Top 100, há vários anos, mas continua a não ser admitido, embora seja possível registar Wilson e Liam. Neste momento, William é, sem dúvida, o nome que mais merece fazer parte do conjunto de nomes admitidos. 



A minha ideia inicial era fazer uma lista pequena, mas há medida que ia escrevendo, surgiam-me imensas ideias. Por esse motivo, aqui ficam mais alguns nomes em que eu pensei: 
  • Nomes Femininos: Anika, Elaine, Emily, Francesca, Jasmine, Lidiane, Marla, Mira e Nala
  • Nomes Masculinos: Adam, Cédric, Devin, Francesco, Jack, Mateo/Matteo, Nico, Órion, Pierre e Scott
  • Nomes Unissexo: Éden, Jasmim, Morgan e Robin
  • Grafias: Adrian, Baltazar, Diniz e Isabelle


Gostariam que algum destes nomes fosse aceite?
Se tivessem a oportunidade de aprovar um nome à vossa escolha, qual seria?





Atualização:
Felizmente, alguns meses depois desta publicação, o IRN divulgou novas regras que permitem que sejam registados todos os nomes que apareçam na base de dados do registo civil como respeitantes a cidadãos portugueses! Ou seja, em princípio, todos os nomes referidos nesta publicação podem ser registados por pais portugueses.
Para conhecer mais detalhes, clique aqui.

Comentários

  1. Adoro Calíope, sem dúvida é o nome que estou há anos para ver ser aceite em Portugal, mas parece que vou ter de continuar a esperar sentada.

    Também gosto muito de Liv, nome de origem nórdica que significa "abrigo, proteção". Claro que Liv dá um excelente diminutivo para Olívia, por exemplo, mas iria adorar vê-lo na lista de nomes aceites.

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que aceitariam Calíope se alguém pedisse a aprovação. Como o nome é tão invulgar, talvez ainda ninguém tenha tentado obter a sua aprovação, nos últimos anos.
    Liv é um nome muito agradável e perfeitamente usável em português! Nem me tinha lembrado dele.
    Quanto a esperar sentada, eu acho que prefiro esperar deitada. E nesse caso, fico a aguardar pelo dia em que uma alma caridosa decide acabar com a lista. Acho que nos tempos dos nossos avós, não havia tanta burocracia para registar um filho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aqui, todos os nomes são relíquias! Por isso, nos seus comentários nunca se esqueça que todos temos gostos diferentes e é extremamente importante não desrespeitar quem tem opiniões contrárias.